quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Um brinde ao Novo Ano de 2010 !!!

Desejo a todos uma despedida em beleza
deste Ano Velho que hoje termina
e uma entrada em grande em 2010
que amanhã começa.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Jornal Notícia de Penafiel = Entrevista

Centro Recreativo e Cultural de Sebolido é um exemplo de empenho e dedicação.

Junta de Freguesia de Sebolido = A Minha Escola

A Minha Escola=
Para muitos , mesmo para alguns dos que lá andaram, é história que pertence ao passado e com desgosto meu e de muitos de nós, até se mostram incomodados ,quando nos juntamos e conversamos,dos anos maravilhosos que ali passamos, não sei se por complexos, ou porque nada guardam de importante desse passado, se é que alguma vez se aperceberam desses valores, para muitos de nós são maravilhosos. Essas conversas transbordam de alegria, permite-nos recordar em conjunto, essas lindas histórias que lá vive-mos.
Posso, e orgulho-me de ter sido dos alunos que tive uma aprendizagem que ombreia com os melhores, o mesmo não posso dizer em comportamento, pois seguramente se não fui o mais indisciplinado fiquei em execuo no primeiro lugar.
Certo que era um tempo, que em troca de umas canadas e palmatoadas, tudo ficava em dia, estavamos desculpados, e como tal livres para cometer novas faltas nas horas ou dias seguintes. Era um espécie dos Cristãos ,que ao confessarem os pecados, depois de serem penetenciados com umas avés marias, uns padres nossos e jejuar, estavam absolvidos.
Isto de ser perdoado em troca desses castigos, para quem estava já habituado a ser malhado desde nasscença, era como aquela história do quanto mais me bates mais gosto de ti.
Verdade que os castigos eram quase como um incentivo a que no outro dia voltassemos a fazer mais do mesmo.
Que paciência tinham aquelas Senhoras Professoras.
Não era disciplinado, mas aplicado sim, certo que fugia da escola, mas mesmo que tivesse de estar a noite inteira a estudar a lição, e a fazer os deveres, que os outros me forneciam, no outro dia lá estava com a escrita em dia. Isto valia-me como atenuante. As Professoras comparavam e se calhar eram benévolas demais para comigo.
Comecei e acabei com a quarta classe concluída, privilégio de muitos poucos naquele tempo.
Mesmo que fosse um fugitivo, adorava estudar, mas os fracos recursos económicos dos meus Pais, não o permitiram, ainda tentou que eu fosse estudar para o seminário, mas como podia, se eu fugia sempre da Igreja, "como se dizia"como o Diabo foge da Cruz.
Mas uma Escola é composta por 4 paredes exteriores e que depois de levar a cobertura no caso "telhas" aconchegam as pessoas e guardam as histórias, as paixões e os Amores.
Para que ali fosse possivel haver Escola e as Crianças de Cancelos/Sebolido, não tivesse de se deslocarem para outras localidades, as Gentes entregaram-se de alma e coração, construiram o Edifício e doaram-no. Incrivelmente durante anos e anos foi-se degradando sujeito ao maior abandono, sem que as autoridades escolares assumissem a responsabildade de o conservar. Optaram construir outras escolas com piores condições, quando ali tinham uma obra de raíz e com terrenos que permitiam outras construções adicionais.
Como na maioria das vezes acontece, servindo interesses discutíveis quanto a legalidade. Optaram simples e únicamente pelo seu abandono.
De Escola Abandonada e em total degradação, a Centro Recreativo e Cultural
Um Grupo de Jovens de então, a quem este local muito dizia, e sentiam que dentro dele estava um pouco de si, deitaram-lhe a mão e não regateando esforços, recuperaram-no e deram-lhe uma ocupação digna, para que podesse continuar a ser um dos principais baluartes da nossa Freguesia.
Já lá vão mais de trinta anos, diga-se em abono da verdade que nem sempre foi bem servido, Direcções houveram, que fizeram um pésssimo trabalho, mas por amor e dedicação de muitos o Centro foi resistindo.
Então estes últimos oito anos foram de uma aberração incrível, com o Executivo a Auto_Excluir a Colectividade de qualquer tipo de subsídio , impondo-lhe um corte de Relações Institucionais, por divergências meramente pessoais e que trouxe dificuldades acrescidas ao Centro, mas que nós Directores numa Gestão de Rigor e seriedade, com a cooperação séria da Câmara Municipal conseguimos ultrapassar e manter a Colectividade credivel e funcionável. A Entrevista públicadano Notícias de Penafiel de Sexta-feira, 13 de Novembro de 2009, atesta o que aqui se escreve.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Junta de Freguesia de Sebolido/ Centro Recreativo e Cultural de Sebolido = Natal em Conjunto 2009

Tradição do Natal
Ainda é que o era
Sou totalmente a favor do culto do Pai Natal, indiferente a se ele é profano ou religioso. Ou mesmo se é as duas coisas, dependendo da interpretação dada por cada um.
Importante para mim é saber e sentir, que quando se apróxima a data de 24/25 de Dezembro, uns tempos antes, a grande maioria se mobiliza para conviver amorosamente todos estes dias.
Natal na minha aldeia
Vivo-o com grande intensidade
É-me indiferente e nem me importa saber a que o ligam, para mais quando não sou professante de qualquer religiosidade.
Sou a favor do Pai Natal, porque ele continua dentro do meu coração, e sei que existe dentro de cada um, e que não é de agora, mas que tem sido transportado de geração em geração.
Fui assim educado, porque os meus progenitores, e todos os daquele tempo, acreditavam e sentiam necessidade desse Pai Natal (Menino Jesus). Talvez para eles a parte religiosa era a que mais os mobilizava.
Fui assim orientado a rezar até altas horas da noite, pedindo que me deixasse umas prendas na Lareira, à qual logo de manhã cedo a ela me dirigia, na casa da minha aldeia, para ali encontrar os presentinhos, que apesar de muito pobres em valor material, eram portadores de uma riqueza incalculável porque eram lá colocados com muito sacrificio, cheios de carinho, amor e fraternidade.
Só morrem, quando deixam de estar nos nossos corações
Saudades da Missa do Galo
Foi assim até à partida fisíca de meus Avós, depois dos meus Pais, estes quando eu já contava mais de cinco décadas, assim irá continuar nas minhas Filhas dado o seu apego....
Adoro ver, porque é bonito e saudável os familiares e amigos incumbidos do espirito natalício.
Enquanto não é possivel fazer-se um Natal todos os dias (que eu acredito que venha a acontecer), pelo menos enquanto isso não acontece, que se mantenham estes dias.
Durante todo este mês, ocorrem eventos assinalando a época, permite a muitos daqueles que durante um, vários, ou até em toda a sua vida, nunca receberam um pingo de amor, mas vêm chegada a oportunidade de poderem desfrutar desses dias solidários.

Natal na Minha Aldeia na Freguesia de Sebolido

Natal na minha aldeia

Acredito no Pai Natal, Porque Quero Acreditar
Dos muitos voluntariados novos em cada ano, há os que aparecem a partilhar pela primeira vez, apercebendo-se do valor que representa a solidariedade e a ajuda voluntária, acabam por se incorporarem no voluntariado diário.
Em que ruas da amargura andaria a partilha, solidariedade e amor pelo próximo, não fosse a prenda no sapatinho. É que para receber prenda de amor e fraternidade, não existem idades.
Por mim vou continuar a adorar e a sustentar a existência do pai Natal que tenho dentro de mim.
Preciso de acreditar e acredito mesmo, neste Pai Natal que só me trás coisas boas.
È bom, é fraterno e Solidário.
Deu-me como prenda a publicação no Jornal de Notícias no passado Domingo dia 20 de Dezembro de 2009 e hoje no Jornal de Espinho de 21 de Dezembro de 2009. Pelo impacto, acredito que possa vir a contribuír para mais partilha.

Acreditar no Pai Natal"desenvolve o cérebro das crianças"
Um avô que acha importante que a neta acredite no Pai Natal
Sem Palhaços não é concerteza uma Festa de Natal
"O JOGO DAS CADEIRAS"

Duas crianças interpretam um Conto de Natal
Presidente da Junta e do Centro ao meio, Apresentador e responsável pela Cultura, do Centro Recreativo e Cultural de Sebolido
Jogo do Balão

A Assistência não perde pitada

A Festa continua

Duas excelentes executantes da banda Músical de Melres
Dança Cómica

Jogo do Assobio

Feira da Ladra

Ora vejam cá

Presidente da Assembleia de Freguesia e membro da Assembleia Municipal de Penafiel e duas Jovens executantes Joana e Lisa Flauta
Digam lá se não é bom acreditar no Pai Natal e ver a alegria das Crianças

Jovens divertem-se jogando nos bilhares do Centro



Dois dos membros da Comissão Eleitoral Biénio 2010/2011

sábado, 19 de dezembro de 2009

Sebolido- Festa para as Crianças= Centro Recreativo e Cultural de Sebolido/Junta de Freguesia de Sebolido

Feliz Natal e Prospero Ano Novo
Festa das Nossas Crianças
Um Natal diferente . Em União
Vamos hoje ter um dia memorável e que esperamos venha a perdurar. Memorável, porque pela primeira vez desde há oito anos

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Barragem de Carrapatelo Regresso após o almoço
Foi uma viagem rio acima um tanto complicada, pois o forte vento que soprava obrigou a gastos de gazolina triplicado, e o tempo de subida muito mais prolongado. Contudo deu ainda tempo para saborear a apetitosa refeição.
Quando nos preparavamos para o regresso, abriram-se as comportas e os peixes eram aos milhares, como levava as canas a mulher impaciente insistia para que eu rápidamente as colocasse a pescar, para cúmulo apenas pesquei um pequeninissimo. Mais uma história de pescador.
Pedorido e Rio Mau
Um Rio e os Três Amores
Durante vários anos atravessei o Lugar de Rio Mau, o Rio Douro e a Freguesia de Pedorido, para ir traballhar primeiro, para as crivas da Empresa Carbonifera do Douro, e depois para as minas de Germunde, pertencentes a esta empresa. Hoje ao ver esta fotografia eu e muitos se recordam desta panorâmica, que jamais voltará, e que desapareceu com a construção da Barragem Lever/Crestuma.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Principios namorisquerios

O Mário Caiado, O Pedorido e o Malô Esperando namoricos
Dentro da Bateira no Cais de Bitetos
A última Bateira no Rio Douro
Seguindo em Frente
Começamos muitos, mas acabamos só os dois na 4ª classe
Quinteto unido

Tempos de outrora
Viagem de Regresso = Barragem de Carrapatelo

Não foi fácil a súbida, motivada pelos fortes ventos


4 Amores: Rio Mau, os Areios, o Rio e Pedorido

Paisagens que não regressam, porque a barragem levou

Passeios de Convívio

Ti Justino Mota, Manuel Cardoso,
Valdemar Marinheiro e Paulito

















Na foto pode ver-se o Adão a Miquelina que animava a festa, deixou simpatia




















No passeio/Convívio por Fregueisas de Penafiel

Olha que Três= Adriano, Esmael e Marinheiro














Enquanto aguardavamos que os outros amigos chegassem, acertavamos pormenores, já que eu e o Adriano eramos os Directores responsáveis.

O Marinheiro, O Presidente da Junta, o Presidente do Centro e o Presidente da Assembleia Geral do Centro recreativo.














Fomos recebidos com todo o carinho

No cais da Régua, paisagem espectacular














Marinheiro segurando duas Ninfas do Douro

Convivendo durante o almoço













O Fernando e esposa Olivia, o Adriano e a Esposa e um pendura (brincadeira)