domingo, 27 de dezembro de 2009

Junta de Freguesia de Sebolido = A Minha Escola

A Minha Escola=
Para muitos , mesmo para alguns dos que lá andaram, é história que pertence ao passado e com desgosto meu e de muitos de nós, até se mostram incomodados ,quando nos juntamos e conversamos,dos anos maravilhosos que ali passamos, não sei se por complexos, ou porque nada guardam de importante desse passado, se é que alguma vez se aperceberam desses valores, para muitos de nós são maravilhosos. Essas conversas transbordam de alegria, permite-nos recordar em conjunto, essas lindas histórias que lá vive-mos.
Posso, e orgulho-me de ter sido dos alunos que tive uma aprendizagem que ombreia com os melhores, o mesmo não posso dizer em comportamento, pois seguramente se não fui o mais indisciplinado fiquei em execuo no primeiro lugar.
Certo que era um tempo, que em troca de umas canadas e palmatoadas, tudo ficava em dia, estavamos desculpados, e como tal livres para cometer novas faltas nas horas ou dias seguintes. Era um espécie dos Cristãos ,que ao confessarem os pecados, depois de serem penetenciados com umas avés marias, uns padres nossos e jejuar, estavam absolvidos.
Isto de ser perdoado em troca desses castigos, para quem estava já habituado a ser malhado desde nasscença, era como aquela história do quanto mais me bates mais gosto de ti.
Verdade que os castigos eram quase como um incentivo a que no outro dia voltassemos a fazer mais do mesmo.
Que paciência tinham aquelas Senhoras Professoras.
Não era disciplinado, mas aplicado sim, certo que fugia da escola, mas mesmo que tivesse de estar a noite inteira a estudar a lição, e a fazer os deveres, que os outros me forneciam, no outro dia lá estava com a escrita em dia. Isto valia-me como atenuante. As Professoras comparavam e se calhar eram benévolas demais para comigo.
Comecei e acabei com a quarta classe concluída, privilégio de muitos poucos naquele tempo.
Mesmo que fosse um fugitivo, adorava estudar, mas os fracos recursos económicos dos meus Pais, não o permitiram, ainda tentou que eu fosse estudar para o seminário, mas como podia, se eu fugia sempre da Igreja, "como se dizia"como o Diabo foge da Cruz.
Mas uma Escola é composta por 4 paredes exteriores e que depois de levar a cobertura no caso "telhas" aconchegam as pessoas e guardam as histórias, as paixões e os Amores.
Para que ali fosse possivel haver Escola e as Crianças de Cancelos/Sebolido, não tivesse de se deslocarem para outras localidades, as Gentes entregaram-se de alma e coração, construiram o Edifício e doaram-no. Incrivelmente durante anos e anos foi-se degradando sujeito ao maior abandono, sem que as autoridades escolares assumissem a responsabildade de o conservar. Optaram construir outras escolas com piores condições, quando ali tinham uma obra de raíz e com terrenos que permitiam outras construções adicionais.
Como na maioria das vezes acontece, servindo interesses discutíveis quanto a legalidade. Optaram simples e únicamente pelo seu abandono.
De Escola Abandonada e em total degradação, a Centro Recreativo e Cultural
Um Grupo de Jovens de então, a quem este local muito dizia, e sentiam que dentro dele estava um pouco de si, deitaram-lhe a mão e não regateando esforços, recuperaram-no e deram-lhe uma ocupação digna, para que podesse continuar a ser um dos principais baluartes da nossa Freguesia.
Já lá vão mais de trinta anos, diga-se em abono da verdade que nem sempre foi bem servido, Direcções houveram, que fizeram um pésssimo trabalho, mas por amor e dedicação de muitos o Centro foi resistindo.
Então estes últimos oito anos foram de uma aberração incrível, com o Executivo a Auto_Excluir a Colectividade de qualquer tipo de subsídio , impondo-lhe um corte de Relações Institucionais, por divergências meramente pessoais e que trouxe dificuldades acrescidas ao Centro, mas que nós Directores numa Gestão de Rigor e seriedade, com a cooperação séria da Câmara Municipal conseguimos ultrapassar e manter a Colectividade credivel e funcionável. A Entrevista públicadano Notícias de Penafiel de Sexta-feira, 13 de Novembro de 2009, atesta o que aqui se escreve.

Sem comentários:

Enviar um comentário