sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Junta e Freguesia de S.Paio de Oleiros. Céu aqui na Terra, Paz aos Seres humano (Justiça Social) António Cunha e outros anti-fascistas.VULTOS

=DOIS CORAÇÕES UMA SÓ LUTA= MAIS JUSTIÇA SOCIAL=
==========Recordando e orgulhando-me da tua presença no meu enlace matrimonial, ==========realizado na Freguesia da Raiva em 3/10/1976======================
A viagem de Autocarro de Nogueira da Regedoura com todos os Convidados a conversa na descida a pé onde a determinado momento me perguntas-te e se a Noiva não aparecer?!!!! Respondi-te:- Não te preocupes que o dinheiro que eu pedi a cada convidado e que játinha recebido que seguramente dava para irmos comer a qualquer Restaurante, como tal a Festa estava assegurada. Certo que a boda foi das 14hras às 19horas e vós por Brincadeira tua quando chegados a Nogueira ainda folste para o Nosso Amigo Quim no Café Perola em S. aio de Oleiros comer Punhetas de Bacalhau. Isso Camarada representa o elo de lealdade seriedade e confiança.
Pois foi uma forma de arranjares uma tema para jamais ser esquecido nos anos posteriores. A um futuro Compadre isso não se fazia. (Sinceramente gostei e continuo a gostar da Brincadeira.

Marendando Como Tantas vezes o Fizemos em Vários Locais

É mmerecedora e quem aqui total cabimento aquando na Churrascada no Café Central de inúmeros Camaradas e foi acordado todos contar uma Anedota. A tua foi grande e comprida para não interromperesa paparoca. Então Cunha a Tua Anedota: Os meus Estavam Vivos e Morrearam de repente. Forma tempos maravilhosos de sã Camaradagem que a memória não deixa que se apaguem. Há já agora :- S. Paio de Oleiros tem um Centro de Trabalho. O teu desejo foi concretizado. outra novidade, é que o Camarada Fialzinho o Anthero Arranjou-lhe e já publicou há bastante o Livro dos Poemas que lhe tinha prometido que o faria. Estão espectaculares. estejas onde estiveres, acredita que seguiramente estás nos nossos corações.
Por tudo o que fizes-te .
O Povo não te esquece.

==JUSTA HOMENAGEM PELO LEGADO DEIXADO===
========A TUA VIDA DE LUTA PELA LIBERDADE E JUSTIÇA SOCIAL=========== ====As amizades sólidas, sempre permanecem e as lembranças são constantes mesmo quando um já tenha partido fisícamente.
====Recordar-te é o que faço normalmente, mas ao revêr as fotos de amigos, e tirei duas que para mim elas tem significado muito especial e testam a nossa sã relacção de amizade. Uma em que ambos jantavamos na Companhia da Comadre e a outra aquando do meu enlace matrimonial.
======Já há uns tempos a esta parte que tencionava dar a conhecer aquilo que penso ser, uma indesmentível realidade, a tua ligação a S. Paio de Oleiros, toda a tua vida a ligação em prol das classes mais desfavorecidas, e esse teu empenho, contribuiu de forma decisiva juntamente com outros lutadores,que assim tornaram possivel acontecer o 25 de Abril de 1974.Juntando a tudo isto a tua conduta irrepreensivel. Não resisti a deixar de escrever duas palavras.


Primeiro:-= Sei quanto gostavas de saborear uma boa pratada, principalmente quando estavas rodeado de amigos.O que fazias muitas vezes, já que contavas inúmeros verdeiros Amigos.
Como Compadre, Amigo e Camarada não te posso esquecer nestes dias.
Estejas onde estiveres,tu sabes que os amigos jamais te esquecerão.
Tenho-me interrogado várias vezes porque continuam em S. Paio de Oleiros as mentes adormecidas, nãoi acredito que seja por questões politícas. Mas verdade que tardam em reconhecer os seus Vultos e assim a Vossa Vida e Obra tornada pública, muito contribuíria para que novos valores viessem a aparcer e evitaria que muitos se possam perder, por nunca lhes ter sido dado a conhecer que a Freguesia teve homens Valentesx e que foram cérrimos defensores de justas causas, mesmo que isso lhes tenha custado inclusiva a prisão e durante a maior parte do tempo das suas vidas serem perseguidos tenazmente por agentes da PIODE/DGS.
Também tu percebes porque eras inteligente e tolerante.
Mas apercebias-te que por por vezes as pessoas por falta de coragem, outras por imposição da tacanhêz Política; vão procurando protelar aquilo que seria uma justa atribuição e reconhecimento a quem por tantas privações passou e tanto trabalhou em prol da Freguesia e suas Gentes conseguindo durante muitos e longos anos. Que na Freguesia que adoptas-te como tua vive-se e pela tua ponderação que não tivessem havido conflitos insanáveis. Pois quando a ruptura parecia iminente, sabendo da tua tua ponderação e do respeito que todos nutriam por ti. Não exitavam emprocurar-te para conseguires aproximares as partes a fazerem a reconciliação.
Todos conheciam bem as tuas convicções Ideológicas,mas também sabiam que sempre sabias colocar os interesses da Freguesia e da População acima dos interesses partidários.
Porque conheço extensivamente bem todo o teu empenho em, pro. de uma Sociedade mais freaterna e mais justa, pelo progresso da Freguesia e suas gentes, não poderá o Executivo da Vila de S. Paio de Oleiros continuar a ignorar e a adiar esse reconhecimento público.
Não precisam de ir muito longe, basta repararem no que se está a desenvolver na vizinha Freguesia de Nogueira da Regedoura.
Darem a conhecer o teu exemplo dignificante ímpar, que servirá estou convicto, como marco histórico de nobreza,postura aprumo e Educação.
Esse exemplo não será só para aqueles que partilham o mesmo ideal, mas para toda a população em geral. Foi o teu elo de vida com que nos presenteas-te nos teus noventa anos que por cá estives-te fisícamente.
Quem nos deixou um legado tão exemplar, não pode ser escondido ou esquecido. Sinceramente Amigo Compadre e Camarada, como sabes conhecendo como conheço o Povo de S.Paio de Oleiros, onde tenho passado muito tempo e mantenho imensos amigos.
Acredito sinceramente que não perderão este património.
Espero em breve ao calcarrear a Freguesia, venha a deparar com algo que marque que esta Vila Hospitaleira teve Filhos de Grande Valor e Valentia.
Agora que a Comadre já está a chamar para a Consoada, vou terminar com um.
Até Já Camarada, Compadre e Amigo.
Estes foram e são os nossos padres nossos.
a Minha despedida deste Vulto que apesar de ter nascido em terras de Alenquer,e depois de ter sido preso durante quatro anos por motivos políticos, refugiando-se Clandestinamente para não voltar a ser preso de novo pelo Estado Novo, soube adoptar, valorizar e prestigiar a Terra de S. Paio de Oleiros que cedo adptou também como sua.
Com Amor Carinho e Dedicação.
Só um coração de enorme grandeza como o que possuías poderia manter esta afectividade.
Obrigado por eu poder estar entre os teus maiores amigos.
Tudo o que eu procurar fazer, será sempre uma insignificância para os exemplos e apredizagens que me legas-te.
Todo o teu trabalho desprendido de interesses atribui-te por mérito próprio seres um vulto dessa Freguesia e uma referência para as suas gentes. Apesar de teres Nascido em Alenquer foi a S. Paio de Oleiros que foi total a tua afeição,sem nunca teres esquecido as tuas origens e sempre te orgulhares da Terra que te viu nascer.


=======A tua vida e entrega total a valores e causas em que acreditavas, juntado-lhe a conduta de homem solidário.
======A Segurança de vida e lealdade ás tuas convicções.São tributos que jamais podem em tempo algum ser esquecido.
======Todos Juntos são valores que te credenciam de que estamos perante um Vulto invulgar da Vila de S Paio de Oleiros, Terra a quem te dedicas-te de Alma e Coração.
=A Paixão e o amor que nutrias por ela, haverá necessáriamente que perpetuar a tua memória .
===O teu exemplo será um guião para iluminar a estrada da dignidade, onde os mais desprotegidos, não tenham que o ser eternamente.
==============Companheiro, Amigo, Compadre, Camarada.======================
=========================Estejas onde estiveres.==========================
==============Quem convictamente contigou caminhou, jamais te esquecerá.
========A UM AMIGO COMO TU, NUNCA DIREI ATÉ SEMPRE- MAS SIM CONTINUAR A CAMINHAR LADO A LADO PERMANENTEMENTE. ==========================


======AS COMEMORAÇÕES DA PASSAGEM DE MAIS UM ANIVERSÁRIO DO DIA DA LIBERDADE EM OLEIROS.============================================
A Todos aqueles que por compromissos inadiáveis não lhes foi possivel estarem presentes, a nossa Imprensa Regional, respectivamente os Joranis Terras da Feira e Correia da Feira com uma cobertura exemplar, permitiram que tenhamos podido saber que os mais destacados elementos que lutaram para que o 25 de Abril de 74 fosse possivel, não foram esquecidos.
Tive nesse dia um convívio com Amigos do Centro Recreativo e Cultural de Sebolido, convivio esse que tinha como destino principal Peniche.
Como se tratava do dia da Liberdade o agora Museu,que o anterior regime utilizou para ali encarcerar aqueles que se opunham ao seu regime Opressor e Ditatorial.
Durante mais de duas horas foi possivel conhecer as condições desumanas e as atrocidades que ali eram praticadas.
Muitos deles não resistiram á tortura, acabaram por ter fim trágico.
Está ali juntamente com o Tarrafal a história nefasta do Regime Fascista.
Também as marcas de Resistência e ficou provado que quando se luta por justas causas, a nossa força interior torna possivel ultrapassar todos as barreiras.

ANTÓNIO CUNHA UMM HOMEM DE CONVIÇÕES INABALÁVEIS, PRESO POLÍTICAMENTE 4 ANOS
Nas cerca de duas horas de visita foi uma constante recordar parte dos testemunhos que me tinha feito, da tortura a que esteve sujeito e a desumanidade a que esteve sujeito.
Cumpriu quatro anos em condições dramáticas, sabia que lhe seria comodo se ao saír,optasse por deixar de lutar.
A continuar, sabia que a todo o momento corria o risco de voltar novamente preso e que as condições seriam ainda muito mais desumanas. Para ele a vida só tinha sentido, o fim da exploração e opressão humana.
Em Tempo algum exitou em continuar a empenhar-se totalmente na luta e dedica-se ainda mais á causa que cedo abraçou.
Adorava a sua Terra Natal, mas sabia que lá a continuar corria sérios riscos. Inclusivé a sua ousadia poderia custar-lhe pagar com a sua própria vida.
Mas isso não o preocupava porque a decisão que tinha assumido era irreversivdel.
É aconselhado pela organização do seu Partido, a Migrar e assim passar á Clandestinidade.
Acatou e antes de chegar a S. Paio de Oleiros ainda que com curtas passagens, passou por outras terras.
Informado que em S. Paio de Oleiros existiam outros opositores ao Regime veio para cá.
Inúmeras vezes me confidenciou que Oleiros foi para si o grande amor da sua vida,tendo si mesmo um amor á primeira vista.
Continuou aqui activo, e várias vezes se sentiu perseguido,mas os anos do Presidio de Peniche ensinou-lhe a trabalhar de forma engenhosa , assim conseguiu iludir essa suspeita vigilância e não voltou a ser preso.

O 25 DE ABRIL NÃO O SURPREENDEU BEM COMO AOS OUTROS ANTI-FACISTAS.
Passou a ter acção preponderante e a sua sensibilidade, respeito e dignidade, com umaz conduta irreprensivel que tinha rumado toda a sua vida, nunca escondendo a sua aderência e militância ao Partido Comunista Português e mesmo nos tempos mais conturbados de perseguições e invênções caluniosas a quem militava, sem o minímo de respeito pelo seu passado e muitos deles tudo tinham dado sem nada pedir em troca. Mas António Cunha granjeou o respeito das Gentes Oleirenses e de todos quantos que com ele conviveram.
Começou a ser normal, os responsáveis de outras forças politrícas o procurarem em momentos de conflitualidade por saberem que era homem de consenso,a sua respeitabilidade que todos nutriam por ele tornavam fácil o que parecia inultrapassável.
Nunca em Tempo algum, misturou a sua Filiação Paridária, com a dignidade das pessoas ou como os reais interesses e progresso da Freguesia.
Foi justa a evocação do seu nome como um baluarte de Resistente Anti-Fascista. Partiu fisicamente, mas o seu exemplo será certamente o exemplo que perdurará.
De entre outros, como Ramiro Sá Couto, O Prazeres, homem persistente, sempre leal e com entrega total ás suas convicções Ideológicas, o fim da opressão.
Com uma militância irrepreensivel, sempre esteve na luta, mesmo quando a sua avançada idade já o limitava.
Um outro exemplo marcantre é o Fielzinho, como carinhosamente sempre foi tratado. Sempre disponivel e Solidário, sempre pronto a servir,nunca olhando a que partido em quem votavam ou militavam, para ele o valor do ser humano estava acima de qualquer partidarite.
O Doutor e Poeta Oleirense seu intimo Amigo.
Ainda em Vida sabendo da Paixão do Fielzinho pela Poesia,um dia disse-lhe que não promedtia datas, mas que hav eria de tentar publicar os seus poenas.
Num trabalho moroso e notório, publicou-os. Assim prestou um valorioso trabalho, ao imortalizar este Vulto Oleirense.
No Seguimento; outros se recordam, como:- José Travanca, Júlio de Bento e Joaquim Castro.

POUCOS JÁ SÃO AQUELES QUE FISICAMENTE CONITUAM ENTRE NÓS. MAS AINDA OS HÁ.
Está de Parabéns o Correio da Feira que no seu Número 5618 de 27 de Abril ao públicar uma entrevista de Joaquim Castro.
Combatente que esteve preso 42 dias nas Celas da PIDE ( Polícia de Invdetigação e Defesa do Estado).
A mesma que anos antes tinha assassinado em Nogueira da Regedoura o Doutor Antònio Carlos de Carvalho Ferreira Soares (DOUTRO PRATA " O MÉDICO DOS POBRES", com 14 tiros de Rajada de Metralhador). Sujeito a interrogatótios desumanos.
Libertado e tendo a consciência que podedria de novo voltar a ser preso a todo o momento, não se desviou das suas convicções e a sua luta continuou.
Com o 25 de Abril a sua postura é um exmeplo a seguir.
Em Tempo algum se alvorou em defensor absoluto.
A sua actuação ponderada mas firme no cérrimo principio de defensor do ser humano, bem merece ser recordado como uma bandeira de homem que dedicou uma vida para que a sociedade seja mais justa, sem discriminação e opressão.
Que a dignidade seja uma realidade existente em cada um de nós.

BENDITA TERRA QUE TEM FILHOS DESTA PUREZA.
Bendita Terra que tem Filhos como estes, mas para que não venha de novo a reimplantar-se um novo Regime Ditatorial, é necessário que se saiba que os 48 anos de Ditadura foram de injustiças inqualificáveis.
Pelo que perpetuar a memória destes vultos é não só é necessária como imprescindível.
Neste ano de 2009 terão lugar Eleição para formação de um novo Executivo.
Espera-se e deseja-se que Mentes adormecidas acordem,que dispam as Camisolas Partidárias e Prestem a Justa Homenagem que servirá como um alerta a estes Ilustres Vultos Oleirenses.
Quye a cegueira não lhes venha a tirar discernimento,que Olhem e porque não seguirem o dignificante Exemplo do Executivo de Nogueira na Justa e merecida homenagem e perpeturação de um Vulto Tombou com Bals assassinas disparadas por PIDES a Ordem Emanada de Salazar.
AMIGO DOURO, foi maravilhoso ter de passado mais estas horas a conviver com gente simples mas com um passado irrepreensivel e que ao relatar o seu passado muito de humano recebemos. Certo que ontem estive mais de 6 horas a escrever e como de costume ter-te a escassos metros, mas este mesmo artigo, nada tinha escrito. O computador resolveu pregar-me essa rasteira, mas quem perfia sempre alcança e como tal cá estamos de novo a transmitir o quanto os admiramos e os que já partiram fisícamente, etejam onde estiverem certamente não os surpreendemos porque sempre souberam que a sua vida e obra serão exemplos a seguir.
A Melhofrd forma de Incentivar não é citando Exemplos. Mas sim a Única.

Sem comentários:

Enviar um comentário