domingo, 21 de dezembro de 2008

Niassa Metangula -O Hipopótamo que me proporcionou uma saborosa Bifalhada. Recordaçoes. Vida de Marinheiro

As minhas gravações mentais. Dão-me a imagem real de quanto foi bom lá ter vivido. Os momentos inesqueciveis. Aprendi a conviver em agrupamento, a saber avaliar o que é uma Guerra de Guerrilha. A Propanda Psiquica. Tenho bem gravado na minha memória e estou convicto que jamais se apagará. A  Fotografia que era distribuída em panfletos da Avioneta junto das populações nativas:- O Chinês muito Gordo, a procurar convencer o nativo que ele comia tudo e nada deixava para eles comerem. O Bom Português, muito Amigo;  Magrinho, porque comia e repartia. Eramos umas Almas Santas. É aquela máxima :-  Quem as conta fica aliviado. Quem as conhece. Fica incomudado.Aprendi imenso:- Hoje sei avaliar; o quanto era importante para os negros que trabalhavam na Marinha, a chegada das sextas-feiras, percebo agora, porque barafustavam uns com os outros e quase se guerreavam para que eu os escolhesse, para os levar comigo a lavarem a piscina.Pois levantava álcool misturado para lavar o quadro de Lousa, onde se escreviam os Brifings e ddeixava o Garrafão onde eles o viam e não se cansavam de me pedir uns copitos quando acabassem a Limpeza. Rápidamente ficava tudo nos trinques,deixavam a piscina a brilhar,nãoera necessário eu estar junto deles, era tal a força e rapidez com que esfregavam, para beberem quando acabassem tivessem assegurado que na próxima semana os voltasse a levar. Valia que a Argamassa era forte e resistente, de contrário não resistiria. Era a Dependência Alcoólica.Só Anos mais tarde o percebi.Essa conversa teve-a comigo um Comandante da Frelimo quando me disse que previam ter de lutar de entre  vinte a 25 anos para combaterem a Prostituição e o Alcolismo. Infelizmente essa meta não é realizável, porque as coisas pioraram de tal ordem, que se tornou numa tragédia não só a nivel de Moçambique, mas também a nivel Mundial. Continuando o relato do meu registo de recordações:-As corridas do Comandante Manel ele de Jeep e os Nativos a terem de correr lado a lado na tentativa de lá chegarem primeiro ao campo de aterragem. Se chegassem deplois tinham problemas. Mas claro e evidente, que o Nativo não atingia os 60km, Como tal chegava sempre depois. Era um apanhado do Clima. Porque não voltar a matar as Galinhas do Malawi, ele enterrá-las, nós a desenterrá-las e fazer-mos fortes Ranchos da Porca (Tainas-Patuscadas), mesmo que viessemos de novo a pagar, para que ele não fosse participar de nós ao Comandante. Voltar a comer um Bom Churrasco do Aviário e o Barros Escriturário, com o Dinheiro dos Frangos a tara perdida voltar a comprar uma nova aparelhagem para podermos participar noutro grandioso espectáculo com o Conjunto do Exército, organizado pelo Vitorino. Porque nãovoltar a matar o Gato da Cozinha e a cozinhá-lo, a reorganizar o Grupo de Folrcados para mais uma pega de Caras, ás Vacas, quando elas coitadase cheias de fome mal sed conseguiam manter de pé. (Mas que nos divedrtia-mos é uma realidade. Vo.tar ascalçar as luvas de Boxe e afincadamente continuar os meus treinos, assim como os de Pesos e Alteres.Uma Nova Viagem ás Cantinas,desta feita sómente para beber um sumo, já que há muitos anos álcool não entra. Voltar de novo a trabalhar com o então meu Chefe de Estado Maior  no Lago Niassa, o Saudoso Comandante Chuquere. O Todo Militar. Comandante Espadinha Galo, com quem mais tarde vim a estar novamente na Escola Naval. Sei ter tido uma Brilhante Carreira e chegado a Oficial General. O Comandante Simões E Vasconcelos, pessoas maravilhosas que conheci em Nampula. Montar de Novo a Banca da Batota, com o Cabo Rola, Chera, Sotero de entre muitos outros, que seria uma lista demasiada longa. O regresso do Concurso das Misses organizado pelo então Capelão Delmar Barreiros. Os 22 fados da Amália. O Conjunto João Paulo,tantas e tantas outras maravilhosas recordações, que posteriormente e logo que tenha disponibilidade mencionarei. O Privilégio de lá ter regressado e poder estar na noite memorável da Independência.Para quem como eu tinha uma ideia totalmente favorável ás Independências. Não poderia ter recebido melhor prenda. Continuo hoje a considerar-me um priviligiado por ter feito parte integrante dessa guarnição a bordo da Fragata Hermenegildo Capelo. Nesta Comissão, foi-me proporcionado dado a conhecer a maior das Cidades de Moçambique, junto ao Mar. Poder lá estar pessoalmen te. Já que o cargo que exerci, que nos quatro anos de Estado Maior (Serviço de Informações) me proporcionavam conhecer, todas as localidades práticamente existentes nesta provincia,o mesmo acontecendo com as restantes Ex- . Saúdades desse tempo !... São mais que muitas. Saudades da Laurentina e Companhia, os Pires de Camarão e  Dobrada, os Frangos no Restaurante Chinês e nas Festas dos Macuas e Nianjas. Ma Parra Inhú Carruane.Muito Obrigado. Por hoje vamos nos despedir com um um Abraço Amigo e a certeza de que um dia destes continuaremos a conversa. Mais vale um minuto bem passado, que um microsegundo a vegetar.

Sem comentários:

Enviar um comentário